• 15 de setembro de 2017
  • admin

História Arla


Arne Larsson, o fundador de Arla Plast, começou o que se tornaria uma das principais fabricantes de material plástico na Europa.

Arne estava trabalhando como gerente de oficina de um revendedor Scania no norte da Suécia. Ele deixou essa posição segura para começar sua própria empresa. O maior desafio para a indústria automotiva era a corrosão e a Arne rapidamente percebeu o potencial de substituição das chapas finas de aço por outras de plástico com vidro.

Para contornar o monopólio das vendas dos fabricantes de automóveis, Arne começou a vender para o mercado emergente de acessórios e peças avulsas para automóveis.

No outono de 1968, Arne visitou uma série de possíveis locais para a sede da empresa – entre eles Borensberg em Östergötland. A comuna de Borensberg estava interessada em atrair este novo negócio e a bela paisagem tornou a decisão inevitável. Arne e sua família mudaram de Norrbotten, no norte da Suécia, para Borensberg, no sul.

Em 1973, Arne adquiriu a primeira extrusora de ABS para produzir seu próprio ABS, esse foi o começo da Arla Plast como fabricante.  Andrénplast, in Gothenburg, foi um de seus primeiros clientes e até hoje são um dos clientes mais importantes da empresa, o que mostra a importância de bons relacionamentos a longo prazo..

A Saab foi um dos primeiros clientes a comprar seu ABS para o automóvel Saab 99 Turbo. No entanto, o primeiro rigoroso inverno causou problemas para os spoilers dianteiros por conta do ABS que quebrava frequentemente.

Durante a pesquisa por um material novo e mais forte, Arne encontrou o policarbonato.

Ele começou a extrudar o policarbonato preto na única extrusora que ele tinha – a Mapo. A qualidade de produção dessa linha não seria aceita nos dias de hoje, mas essa primeira produção contribuiu como valorosa experiência. Algum tempo depois, a máquina Mapo foi vendida e substituída por um maquinário melhor.

Em 1993, o filho de Arne, Kenneth, juntou-se a companhia. Durante os anos 90 a empresa teve crescimento acelerado. Muitos mercados foram desenvolvidos em paralelo a fortes investimentos em Borensberg. A primeira planta fora da Suécia foi construída em 2005 em Kadan, República Checa.

Fonte: http://www.arlaplast.com/about/

Produtos Arla:

Chapa de policarbonato com antirrisco Arla Saphir
Chapa de policarbonato Arla Makroclear
Chapa de policarbonato alveolar